Apresentação

Introdução

A Associação Nacional de Estudantes de Medicina - ANEM - apresenta-se como a legítima representante dos cerca de 12.000 estudantes de medicina em Portugal. É com enorme profissionalismo, rigor e seriedade que há mais de 30 anos tem desempenhado o seu papel de defesa os interesses dos estudantes que representa, constituindo hoje uma das mais dinâmicas e interventivas Associações de Representação Estudantil do país.

Nos recentes mandatos, a ANEM tem crescido enquanto Federação que consegue projetar as suas opiniões e reivindicar as suas causas junto de parceiros estratégicos, entre os quais se contam a Ordem dos Médicos, o Ministério da Saúde, Ministério da Educação e Ciência, Escolas Médicas, grupos parlamentares e sindicatos médicos, assim como cada vez mais tem alcançado a esfera da opinião pública.

A Nossa Visão

Um sistema de formação médica em Portugal integrado e de excelência que permite a criação de médicos interventivos e que sustenta a qualidade da Saúde em Portugal.


Áreas de Atuação

São vastas as áreas de atuação da ANEM. Atuamos como promotores da Humanização dos Cuidados de Saúde em Portugal, de promoção de estilos de vida saudáveis, da disseminação do conhecimento das mais recentes descobertas no âmbito da saúde reprodutiva e sexual. Proporcionamos anualmente a mais de 300 estudantes de medicina portugueses uma oportunidade de aprendizagem clinica e científica intercultural através de programas de intercâmbios. Coordenamos a realização de mais de 1000 estágios em instituições de saúde e solidariedade social durante o verão. E temos um papel intervertido junto da sociedade, dentro de todos os seus estratos etários e sociais.

Um enorme leque de atividades que permitirão aos nossos colegas desenvolver não só as suas competências e conhecimentos científicos, mas que procurem atuar como oportunidades de crescimento pessoal e humano e de maximização do potencial de cada estudante, no sentido da construção ativa de futuros médicos preparados para dar resposta aos desafios atuais inerentes a uma prática clínica de excelência.

Ver apresentação