Apresentação

Estrutura de Funcionamento

A ANEM assenta numa estrutura Federativa, através da qual pretende representar todos os estudantes de Medicina Portugueses através das oito Associações e Núcleos de Estudantes de Medicina existentes em Portugal.

Estão estatutariamente consagrados quatro Órgãos na ANEM: a Assembleia Geral, o Senado, o Conselho Fical e a Direção.


1. Assembleia Geral

A Assembleia Geral constitui o Órgão deliberativo máximo da Associação Nacional de Estudantes de Medicina. Reunindo ordinariamente 3 vezes por ano, a Assembleia Geral representa um fórum democrático de discussão, onde estão representados todos os Associados da ANEM em igualdade de circunstâncias. Em Assembleia Geral são decididas as estratégias de atuação durante cada mandato, bem como qualquer assunto considerado de importância prioritária.

Na Assembleia Geral poderá ainda estar presente e participar qualquer Estudante de Medicina. Além das reuniões ordinárias, a Assembleia Geral poderá reunir de forma extraordinária cada vez que convocada.

A Assembleia Geral é coordenada pela Mesa da Assembleia Geral, a quem cabe presidir e moderar.


2. Senado

Tendo como membros os presidentes de cada Associação/Núcleo Associado da ANEM, ou seus representantes, o Senado surge como um Órgão representativo de natureza consultiva e deliberativa. Além de trabalho de seguimento ao trabalho da Direção, o Senado poderá deliberar, dentro das suas competências, sempre que a discussão não seja possível de ocorrer em sede de Assembleia Geral.


3. Conselho Fiscal

É constituído pelo Presidente, Vice-Presidente e Relator, contendo representantes de todas as Associações / Núcleos associados da ANEM. O Conselho Fiscal é um órgão consultivo que supervisiona a generalidade da atividade social da ANEM, além da verificação da conformidade das Contas.


4. Direção

A Direção é o órgão executivo da ANEM, cabendo-lhe a execução do Plano de Atividades e Orçamento aprovados em Assembleia Geral. É ainda sua competência realizar todo o trabalho de representação externa da ANEM.

Constitui um órgão único, englobando o Núcleo de Gestão e os Coordenadores Nacionais de Departamentos.