Áreas de Atuação

Educação Médica

 De acordo com os estatutos da ANEM, a Área de Educação Médica é responsável pela implementação dos seus Programas Nacionais, aprovados em Assembleia Geral. Atualmente estão em vigor o Programa Nacional de Formação Médica Pré-Graduada, o Programa Nacional de Envolvimento Estudantil e o Programa Nacional de Acesso ao Internato Médico.

 

 

 Formação Médica Pré-Graduada

 

O ensino médico pré-graduado ocorre em Portugal exclusivamente em Instituições de Ensino Superior Públicas, regidas pelo Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, no âmbito do Concurso Geral de Acesso, Concurso Especial para Titulares do Grau de Licenciado e Concurso para Titulares de Outros Graus Superiores. Além do crescente aumento do numerus clausus verificado nos últimos 20 anos e conseguinte necessidade de resolução da atual saturação da capacidade das escolas médicas, deverá também ser analisada a rede formativa nacional na área de estudos da Medicina, com vista a eventual redistribuição regional dos estudantes. Importa revalidar o acesso ao Mestrado Integrado em Medicina sob uma forma igualitária na totalidade das escolas médicas existentes, condição essa que garante a hierarquização dos candidatos nas respetivas opções de candidatura sob as mesmas condições.

Uma vez que a procura por formar médicos mais capazes e com maior qualidade para exercer Medicina em qualquer parte do Mundo é uma obrigação das Escolas Médicas, deve-se procurar oportunidades de melhoria destas, e apresentá-las aos órgãos de decisão, servindo a ANEM como força impulsionadora da mudança. 

Consulta AQUI o Programa Nacional na íntegra

 

PROGRAMA NACIONAL PRINCIPAL DAS ATIVIDADES

  • Estudo da Exposição dos Alunos do 6º Ano a Competências Clínicas e a sua Perceção para as Realizar de Forma Autónoma

 

  • Estudo sobre as Afiliações para o Ensino Clínico

 

  • Jornadas Médicas da NOVA - AEFCM

Com a sua terceira edição em 2017, este evento decorre nos dias 13 e 14 de maio, na Reitoria da Universidade NOVA. Este projeto visa estimular o sentido crítico por parte dos estudantes/participantes em relação ao seu futuro profissional e proporcionar-lhes um momento formativo de aprofundamento das questões de Educação Médica, através de discussões e palestras por parte de oradores de referência com experiência no ramo. Assim, pretende-se inspirar os estudantes em áreas não directamente relacionadas com a sua formação médico-científica/ fora do plano de estudos curricular. Atendendo a que pretende informar ainda sobre perspetivas futuras profissionais, enquadra-se no âmbito do Acesso ao Internato Médico, enquanto Programa Nacional secundário. Ver mais

 

 

 Envolvimento Estudantil

 

A importância do envolvimento estudantil é cientificamente reconhecida a nível internacional como fundamental para a melhoria dos currículos formativos e exercício ativo da cidadania.

Importa, portanto, que os estudantes tenham uma postura ativa junto das organizações de Ensino Superior, que sejam capazes de ter a iniciativa de investigar e apresentar propostas e que discutam de forma fundamentada e séria as alterações que são necessárias introduzir para terem acesso a uma formação de excelência. 

Consulta AQUI o Programa Nacional na íntegra

 

PROGRAMA NACIONAL PRINCIPAL DAS ATIVIDADES 

  • Call e Comissões Organizadoras
  • Formação dos Estudantes de Medicina – Educate ME

  • Formação dos Estudantes de Medicina – GTEM Think Tank

  • Mentoring - AEFML

Projeto que decorre de setembro a julho, tendo como mentorandos estudantes que ingressam na FMUL e como mentores colegas do 2º ao 5ºanos. Esta atividade visa facilitar a integração social dos novos alunos e aumentar a sua autoconfiança, assim como promover boas práticas pedagógicas e sociais dos alunos. Para os mentores trata-se de um contributo para o seu enriquecimento pessoal. Ver mais

 

  •  Solvin´it - AEFML

Projeto que decorre de setembro a julho, com o intuito de colmatar lacunas pedagógicas no ensino da FML, num ambiente didático e informal, através de sessões com alunos de anos curriculares superiores aos participantes (alunos-monitores).  Esta atividade visa fomentar uma cultura pedagógica entre pares, ao promover um primeiro contacto com a docência,, assim como consolidar o próprio conhecimento, potenciar a sua aplicação em novos contextos e desenvolver competências de trabalho de grupo e apresentação oral. São realizadas seções no âmbito da Anatomia e da Fisiologia.

 

  • CALL ME - NEM/AAC

Evento a decorrer a 5 de outubro, que visa sensibilizar tanto alunos como professores, de forma a que estes reconheçam e compreendam a enorme importância que a Educação Médica tem na nossa formação dos estudantes. Assim, pretende-se modificar o pensamento do corpo docente da Faculdade, mas sobretudo promover a maior participação dos alunos nas temáticas relacionadas com a Educação Médica. Ver mais

 

  • Mentoring Program - AEICBAS

Atividade que decorre de setembro a julho, para os estudantes de todos os cursos e anos académicos do ICBAS. Permitir uma melhor integração dos novos estudantes e a aproximação de várias gerações de estudantes são os seus principais objetivos, e que por último visam facilitar o processo de estudo dos estudantes recém-chegados, por um lado, e estimular a captação de softskills pelos estudantes mais velhos, por outro lado.

 

  • Sessão de Esclarecimentos sobre as Comissões de Curso - AEICBAS

A Sessão de Esclarecimentos sobre as Comissões de Curso visam esclarecer questões acerca do propósito, enquadramento, ação e função das Comissões de Curso e suscitar interesse ao estudantes recém chegados para intervirem na comunidade. A última destas sessões decorreu a 17 de novembro.

 

 

PROGRAMA NACIONAL SECUNDÁRIO DAS ATIVIDADES 

Med On Tour (ANEM)

 

 

 Acesso ao Internato Médico

 

Decorrentes das recentes alterações ao Regime Jurídico do Internato Médico, estão ainda pendentes diversas questões que põem em causa a justiça no acesso ao mesmo, nomeadamente no que se refere à Prova Nacional de Acesso e à equiparação das médias estatísticas. É, por isso, dever da ANEM lutar pela justa resolução destes problemas.

A importância de informar os estudantes sobre o processo pelo qual passarão mal concluam o seu curso poderá prevenir erros decorrentes do desconhecimento existente e tornará a candidatura mais simples e fluída. Adicionalmente, os estudantes têm grande interesse em conhecer previamente os locais de formação que poderão escolher para frequentar o Internato Médico, com todas as vantagens e limitações dos mesmos. Por último, há que reconhecer a importância crescente da emigração para realização do Internato, pelo que as informações disponibilizadas não se deverão limitar ao Internato Médico em Portugal. 

Consulta AQUI o Programa Nacional na íntegra

 

PROGRAMA NACIONAL PRINCIPAL DAS ATIVIDADES

  • Internato Médico: (s)cem questões

 

  • Formação Médica no Estrangeiro: How to Get Away with a Medical Degree (HTA-MD)

 

  • Os desabafos de um futuro médico - MedUBI

Esta atividade visa promover o contato com colegas que partilhem experiências pessoais acerca de diversas fases do percurso de qualquer aluno de medicina, num ambiente informal, com partilha dos seus receios e dúvidas quanto ao futuro da sua profissão.

 

  • Especialidades da Casa - NEM/AAC

Evento anual ou bianual, cujos objetivos passam por dar a conhecer as diferentes especialidades médicas e cirúrgicas aos alunos, assim como os pontos importantes do seu internato e as suas dúvidas neste âmbito. Além disto, são ainda realizadas participações em Workshops, para uma melhor perceção da realidade clínica.

 

  • Especialidades da Casa - NEMUM

Evento anual, visa nformar e esclarecer os alunos sobre as várias alternativas de formação pós-graduada, dando a conhecer as diferentes especialidades médicas, incluídas ou não no programa curricular do curso, num contexto mais informal, com vista a facilitar a decisão dos estudantes aquando da escolha do seu percurso.

 

  • Sou Médico: E agora? - NEMUM

Evento a decorrer em março, com os objetivos de informar e esclarecer os alunos sobre questões relativas à entrada no mercado de trabalho e dos seus direitos e deveres enquanto profissionais de saúde. Ver mais

 

 

PROGRAMA NACIONAL SECUNDÁRIO DAS ATIVIDADES

Jornadas Médicas da NOVA (AEFCM)