Áreas de Atuação

Saúde Pública

 

A Área de Saúde Pública (SP) atua junto dos Estudantes de Medicina e da comunidade no sentido de promover a informação, sensibilização e capacitação para as temáticas da promoção da saúde e prevenção da doença.

A principal missão da Área de SP passa por ajudar a criar oportunidades para que os Estudantes de Medicina possam adquirir novos conhecimentos e pô-los em prática junto da população, contribuindo para uma sociedade atenta e informada.

Nesse sentido, desenvolvemos atividades que visam vários temas, desde, estilos de vida saudáveis e doenças não transmissíveis (Live it UP!), envelhecimento activo (Twerk Your Brain), Suporte Básico de Vida (Staying Alive) e Síndrome do Burnout Médico (Burnout Buddy). A Área dinamiza ainda atividades transversais, como o MedOnTour e o SCOPH Couch Surfing.

No âmbito dos novos estatutos, a atividade da Área rege-se agora por  Programas Nacionais, provados em Assembleia Geral, e no caso de Saúde Pública encontram-se vigentes Sensibilização para a Propagação de Infeções em Ambiente Hospitalar e Resistência aos Antimicrobianos , Promoção de Estilos de Vida Saudáveis e Promoção de Saúde Mental .

 

 

 Sensibilização para a Propagação de Infeções em Ambiente Hospitalar e Resistência aos Antimicrobianos

 

No contexto hospitalar atual, é possível verificarmos o aumento da prevalência de infeções intra-hospitalares e das temáticas decorrentes como, por exemplo, o processo de seleção de antibióticos, a sua desadequada utilização e as resistências crescentes aos antibióticos que se têm vindo a demonstrar como fulcrais problemas da profissão médica.

Os estudantes de medicina apresentam-se como um elemento relevante e de possível veículo de infeção da comunidade para o hospital e intra-hospitalarmente. Assume-se, por isso, perentório que a Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM) apresente uma postura pró-ativa sobre uma temática com tanto relevo presente e futuro, e o impacto direto que pode alcançar na educação não formal e sensibilização não só dos estudantes de medicina e profissionais, mas também comunidade em geral, no contexto hospitalar. 

Consulta AQUI  o Programa Nacional na íntegra


PROGRAMA NACIONAL PRINCIPAL DAS ATIVIDADES

em atualização

 

 

 

 Promoção de Estilos de Vida Saudáveis

 

Atualmente, as Doenças Não transmissíveis (DNTs), como as doenças cardiovasculares, diabetes mellitus, doenças respiratórias e doenças neoplásicas lideram a lista das causas de morte no Mundo, contribuindo em cerca de 86% para a mortalidade em Portugal. Este tipo de doenças assume-se como um dos grandes desafios da medicina do futuro, e é já uma prioridade definida para a OMS.

Enquanto futuros médicos, é essencial que os estudantes de medicina desenvolvam uma sensibilidade forte para esta questão. Neste momento, o currículo dos cursos de medicina não se encontra completamente adaptado a esta nova exigência: é urgente a promoção de um conhecimento aprofundado sobre os maiores fatores de risco dependentes do estilo de vida, as melhores estratégias para combatê-los e a melhor forma para que essa informação seja veiculada à comunidade. 

Consulta AQUI  o Programa Nacional na íntegra

 

PROGRAMA NACIONAL PRINCIPAL DAS ATIVIDADES

  • Med On Tour
  • “Muito pequeno para beber! - Prevenção Síndrome Alcoólico Fetal”
  • Twerk Your Brain 
  • IV Semana da Saúde e do Bem-Estar - AEFMUP

A AEFMUP realiza, mais uma vez, a Semana da Saúde e Bem-Estar, a decorrer no Hospital São João e na Baixa do Porto. De 27 a 31 de Março, à semelhança do que tem vindo a acontecer, tens a oportunidade de realizar rastreios cardiovasculares (medição da Pressão Arterial e Glicemia capilar) à população. Sabe mais

 

  • Rastreios à Periferia - AEFCM

 

  • Vamos Rastrear o distrito - NEMUM

 

  • Nutrição para Totós - AEICBAS

 

  • A Brincar, A Brincar - NEM/AAC

A Brincar, a Brincar é o porjeto pioneiro NEMAAC que pretende formar crianças em Suporte Básico de Vida e Emergência. Queres ajudar a formar pequenos super heróis? Gostavas de aprender a comunicar com crianças ao mesmo tempo que te tornas um perito em Suporte Básico de Vida? Se sentes que podes fazer a diferença em situações de emergência, então o A Brincar, A Brincar é exatamente o que precisas! Sabe mais

 

  • MedAlive - Rastreios à Beira - MedUBI

 

  • Medicina da Periferia - AEICBAS

A Associação de Estudantes do Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar da Universidade do Porto (AEICBAS-UP) organizou a XIII edição da iniciativa “Medicina na Periferia”, que decorreu nos dias 10 e 11 de março de 2017 em algumas aldeias do concelho de Mogadouro, nomeadamente, Meirinhos, Bruçó, Tó, Sanhoane, Remondes e Brunhoso. Durante 2 dias, estudantes de Medicina desta faculdade procederão ao rastreio de fatores de risco cardiovascular, tal como a Diabetes, Hipertensão Arterial e Obesidade, através da medição de Índice de Massa Corporal e Perímetro Abdominal, com o objectivo de educar a população para que possam fazer escolhas de estilo de vida mais saudável.

 

  • De pequenino se torce o pepino - AEFCM

 

  • Medicina Vai - AEFMUP

No Medicina Vai pretende-se que os participantes realizem rastreios e sensibilizem a população de uma localidade para temáticas como a necessidade de acompanhamento clínico, importância da adopção de estilos de vida mais saudáveis e da diminuição de possíveis comportamentos de risco. Preferencialmente, esta atividade lida com população isolada , com escasso acesso a informaçãoou a cuidados de saúde primários. Em 2017, a atividade decorreu de 5 a 9 de setembro.

 

  • Saúde e Companhia - AEFML

 O Saúde e Companhia é um projeto que visa realizar formações a idosos que frequentam Universidades Sénior. As formações terão como objetivo a melhoria da literacia em saúde nesta população, abordando, por exemplo, os seguintes temas: Alimentação e Higiene, Sono; Doenças Cérebro Cardiovasculares; Diabetes; Quedas e Prevenção de Quedas; Doenças Neurodegenerativas e Estimulação Cognitiva.

 

  • Meidicina Mais Perto: Ilhas  - AEFML

Medicina Mais Perto: Ilhas é um projeto dedicado a atividades de promoção da saúde e prevenção das doenças, promovendo a educação e sensibilização para a saúde. Considerando a liderança das Doenças Cardiovasculares e Cerebrovasculares no que respeita à mortalidade, bem como os números crescentes de casos de Obesidade e Infeções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) no nosso país, este projeto faz destas a sua causa. Em 2017, o projeto realiza-se de 12 a 19 de março, nos Açores nomeadamente na Ilha Terceira e Ilha de S.Miguel.

 

  • Rastreio AEFML - AEFML

Rastreio AEFML é um projeto dedicado a atividades de promoção de educação e sensibilização para a saúde. Considerando a liderança das Doenças Cardiovasculares e Cerebrovasculares no que respeita à mortalidade, bem como os números crescentes de casos de Obesidade e Infeções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) no nosso país, este projeto faz destas a sua causa. Em 2017, o projeto realiza-se de 4 a 6 de novembro, no município de Grândola. 

 

PROGRAMA NACIONAL SECUNDÁRIO DAS ATIVIDADES 

Educação para Todos (ANEM), Burnout Buddy (ANEM)

 

 

 

 Promoção de Saúde Mental 

 

Apesar do reconhecimento generalizado da sua importância, a aposta na Saúde Mental é ainda escassa no nosso país. Talvez nem uma esclarecedora definição de conceitos esteja presente. Apesar de uma tentativa de evitar o estigma através de conceitos, é fulcral existir clareza no momento de descrever. “A designação Saúde Mental deve ser reservada para todas as ações e atividades ligadas à promoção da saúde mental e a designação de doença mental para todas as situações de patologia psiquiátrica."

Existe uma crescente preocupação com o tema e os estudantes de Medicina não podem ficar alheados. 

Consulta AQUI  o Programa Nacional na íntegra

 

PROGRAMA NACIONAL PRINCIPAL DAS ATIVIDADES

  • Burnout Buddy

 

PROGRAMA NACIONAL SECUNDÁRIA DAS ATIVIDADES

Twerk Your Brain (ANEM)