Departamentos

Departamento de Direitos Humanos e Paz

O Departamento de Direito Humanos e Paz da ANEM (DDHP) surge da visão de uma prestação de Cuidados de Saúde justa, não-discriminatória, universal, de qualidade e verdadeiramente humana, em que todos os indivíduos tenham acesso aos seus direitos humanos, que se forneça ajuda humanitária em situações de catástrofe, e em que os os profissionais de saúde se unam para ajudar os grupos vulneráveis.  

Por conseguinte, tem como missão proporcionar aos Estudantes de Medicina a oportunidade de desenvolverem competências humanísticas como complemento à sua formação científica.

Adicionalmente, e numa visão mais holística, o DDHP pretende sensibilizar e educar os Estudantes de Medicina nos aspetos mais basilares dos Direitos Humanos, permitindo alcançar a comunidade e (in)formar sobre as violações dos Direitos Universais. 


Entre os Projetos e Atividades do Departamento, encontram-se o projeto +humanos, a realização do estudo "Direitos Humanos no Currículo Médico" e a organização do programa de "Voluntariado Nacional em Férias" (VNFs).

O departamento organiza ainda Atividades Transversais da ANEM, nomeadamente o percurso formativo Light Your Rights do Educação para Todos e ainda o Med On Tour.


Coordenador Nacional
José Chen (FMUP) - direitoshumanos@anem.pt

Coordenadores Locais
NEMUM - Mafalda Delgado Soares
AEFMUP - José Henrique Pinho
AEICBAS - Ana Teresa Ferreira
MedUBI - Elisabete Ribeiro
NEM/AAC - Maria João Vale
AEFML - Sebastião Martins e Madalena Alexandre
AEFCM - Marta Batista e Rita Ferreira
NEMED-AAUAlg - Sandrine Fernandes