Grupos de Trabalho

GT de Intercâmbios Clínicos

O Grupo de Trabalho de Intercâmbios Clínicos (GTPE) é o departamento da ANEM que representa em Portugal o SCOPE (Standing Committee on Professional Exchange), pertencente à IFMSA (International Federation of Medical Students’ Associations).

Tem como finalidade proporcionar mobilidade internacional a estudantes de Medicina, dando-lhes a oportunidade de realizar um estágio clínico, com a duração de quatro semanas, num Serviço Hospitalar de uma especialidade Médica. Este intercâmbio ambiciona promover o aprofundamento dos conhecimentos teóricos e práticos dos alunos envolvidos relativamente a essa área médica, bem como colocar o aluno em contacto com uma realidade profissional diferente da do seu país de origem - uma realidade cada vez mais presente, numa saúde cada vez mais global.

Para além disso, desenvolve também o T4PE - Training 4 Professional Exchange, uma atividade com sessões de formação, quer clínica, quer transversal, como forma de preparar alunos portugueses que venham a realizar Intercâmbio no estrangeiro.

Assim, o GTPE visa proporcionar uma experiência de vida única a cerca de 300 alunos portugueses e a 300 alunos de outros países, contribuindo para um programa de mobilidade planeado eficazmente e aplicado com rigor!

Make a Change, Go For Exchange!


Coordenador de GT
Joana Teixeira (AEFMUP) - neo@anem.pt

Representantes Locais
NEMUM - Mariana Armada da Silva
AEFMUP - Ana Catarina Relvas Novo
AEICBAS - Tatiana Basto
MedUBI - Ricardo Ascenção
NEM/AAC - Maria João São Miguel Perestrelo Cavaco
AEFML - Pedro Custódio
AEFCM - Margarida da Silva Quinto Pereira
NEMED-AAUAlg - Magda Bento