Departamentos

Departamento de Saúde Sexual e Reprodutiva

O Departamento de Saúde Sexual e Reprodutiva da ANEM apresenta como objetivo orientador da sua ação a sensibilização e formação dos Estudantes de Medicina em Saúde Sexual e Reprodutiva, nomeadamente Planeamento Familiar e Contracepção, Orientação Sexual e Identidade de Género, Fertilidade e Reprodução Medicamente Assistida, Infeções Sexualmente Transmissíveis e Violência nas Relações de Intimidade.

Procurando alcançar este objetivo pretendemos desenvolver projetos e atividades que contribuam para tornar e capacitar os futuros médicos como indivíduos ativos e interventivos na sociedade, na promoção e atenção à Saúde Sexual e Reprodutiva dos indivíduos. Propomo-nos ainda a realizar atividades que permitam a interação entre os Estudantes de Medicina e a população geral, para que estes se tornem mais aptos para um futuro contacto com os seus pacientes sensibilizando a população com o intuito de a tornar mais informada, inclusiva e capaz de viver uma sexualidade saudável.

As principais atividades do departamento são o Scora X-Change (intercâmbio que versa sobre Saúde Sexual e Reprodutiva), as SexTalks (sobre Sexualidade em pessoas com deficiências motoras e intelectuais e Disfunções Sexuais), o DSSR em Festa (promoção da saúde sexual e prevenção da doença em festivais de verão), Celebração do Dia da Saúde Sexual e Movember.

O departamento organiza igualmente outras atividades transversais como o Med On Tour ou a Educação para Todos, especificamente no percurso Sem Tabus.


Coordenador Nacional
Gonçalo Castro (AEICBAS) - saudereprodutiva@anem.pt

Coordenadores Locais
NEMUM - Joana Maia
AEFMUP - Maria Oliveira
AEICBAS - Maria Ana Alzamora
MedUBI - Rita Rosa
NEM/AAC - Lurdes Rovisco Branquinho
AEFML - Teresa Valido
AEFCM - Inês Dias
NEMED-AAUAlg - Jorge Frade