Grupos de Trabalho

GT em Formação

O Grupo de Trabalho em Formação (GTF) surge como o espaço e o momento primordiais para a discussão de todas as vertentes formativas que contribuem para o percurso de um estudante de Medicina. No GTF reúnem-se visões, ideias e projetos de todos os pontos do país, enriquecendo o debate no que diz respeito a temas quer do foro dos currículos médicos, quer transversais à educação de cada um enquanto estudante, pessoa e cidadão.

Para o atual mandato, o GTF definiu como prioritária a revisão das suas linhas orientadoras, na forma dos Programas Nacionais da Área, e dos objetivos a estabelecer em cada uma. Daqui decorre um debate em torno da Formação Complementar (que aprofunda os temas do curso de Medicina português, sejam clínicos ou científicos), da Formação Transversal (temáticas que extravasam o currículo médico, como as soft skills), da Educação por Pares e da Educação Não-Formal. É ainda missão do GTF 1) capacitar os seus elementos, no âmbito dos trabalhos que leva a cabo, e 2) fornecer ferramentas, conhecimentos e pareceres à ANEM no que à Formação e a projetos formativos diz respeito.

Os principais trabalhos do GTF neste mandato são:

  • Lançar as bases para a avaliação do projeto PNENF e dar destaque à educação não-formal enquanto ferramenta de ensino;
  • Adequar os Programas Nacionais da Área à realidade nacional;
  • Solidificar e atualizar uma base de dados de formadores e monitores formados pela ANEM em diversas áreas e passíveis de recurso pelos Associados;
  • Refletir sobre modelos operacionalizados do projeto MedSCOOP, maximizando a sua capacidade de formação de dirigentes associativos, e do projeto Educação Para Todos, tendo em vista a sua aplicação enquanto projetos locais de educação por pares.

Coordenadores de GT
José Durão (FMUL) (jose.durao@anem.pt ); Isabel Fernandes (FCS-UBI) (isabel.fernandes@anem.pt )

Representantes Locais
NEMUM - Bruno Teixeira e Rita do Vale Lima 
AEFMUP - José Miguel Azevedo 
AEICBAS - Maria Ana Pinheiro 
MedUBI - Adriana Costa 
NEM/AAC - André Fontoura
AEFML - Alexandra Silvestre e Inês Cardoso 
AEFCM - David Cunha 
NEMed-AAUAlg - Marisa Alves