Estágios Nacionais

FAQ

1. Geral
2. Vagas
3. Inscrições

1. Geral

1.1 Sou estudante de medicina no estrangeiro, posso participar nos Estágios?
Não, os Estágios Nacionais destinam-se apenas a estudantes das 8 escolas médicas Nacionais.

1.2 Os Estágios Nacionais destinam-se a que estudantes?
Os CEMEFs destinam-se aos estudantes que no atual ano letivo (2015/2016) se encontram nos 1º-4º anos do curso de Medicina da Universidade do Algarve e 3º-6º anos das restantes Escolas Médicas.
Os CEMEFs Insight destinam-se aos alunos que no atual ano letivo (2015/2016) se encontram nos 1º-2º anos letivos das Escolas Médicas, com a excepção do curso de Medicina da Universidade do Algarve.
Os VNFs e os CECEFs destinam-se a todos os estudantes de medicina das 8 escolas médicas do país.

1.3 Qual é o horário de estágio dos Estágios Nacionais?
O horário de estágio é combinado com o tutor.

2. Vagas

2.1 Posso inscrever-me em Instituições de Saúde que não estão na lista?
Não é possível inscreveres-te em Instituições que não estão na lista. No entanto, podes dizer-nos onde gostarias de realizar o teu estágio e a DANEM tudo fará para arranjar a vaga para a próxima fase de inscrições. Podes enviar o teu pedido de vaga para estagios@anem.pt no caso dos CEMEFs, CEMEFs Insight e CECEFs ou para direitoshumanos@anem.pt no caso dos VNFs.

2.2 Inscrevi-me nesta fase, mas se houver uma vaga que goste mais na próxima posso trocar?
Não podes trocar de vaga. A única forma de optares por uma vaga que fique disponível na fase seguinte é desistires da colocação que obtiveste dentro do período estipulado em regulamento (5 dias após a divulgação das colocações) e depois concorreres à fase seguinte.
Caso estejas realmente interessado na vaga, ainda tens a hipótese de te inscreveres na 3ª Fase num outro Estágio, sendo que não será uma troca de vagas, mas uma inscrição num Estágio adicional.

2.3 Quantos Estágios posso realizar?
O limite máximo de Estágios para cada estudante é 4, uma vez que este é o número de períodos de estágio disponibilizados.
A única forma de te inscreveres em mais do que um Estágios do mesmo tipo é através da 3ª Fase (Vagas Sobrantes), sendo que neste período podes submeter um máximo de 4 inscrições (caso ainda não tenhas vaga atribuída da 1ª ou 2ª Fase) ou 3 inscrições (caso já tenhas sido colocado numa vaga numa das fases anteriores).

3. Inscrições

3.1 Fiz a minha inscrição e só depois de submeter é que reparei que havia uma gralha nos meus dados pessoais, o que devo fazer?
Se for apenas um erro ortográfico no nome é apenas necessário informares o coordenador local para ter especial atenção ao validar pela não concordância exata dos dados.
Se é um erro no no de telemóvel, e-mail, faculdade ou ano que frequenta será necessário realizares nova inscrição. Depois, ao entregares na AE/Núcleo as taxas de inscrição e caução e o termo de responsabilidade, deverás deixar uma cópia do comprovativo de inscrição com uma nota para o coordenador local a explicar o sucedido e a pedir para validar a 2a inscrição com os dados corretos.

3.2 Após submeter a inscrição apercebi-me que a ordem de preferências que tinha colocado não era a que realmente queria, o que posso fazer?
Caso seja mesmo muito importante alterar a inscrição deverá ser feita nova inscrição com a nova ordem de preferências. Depois, ao entregares na AE/Núcleo as taxas de inscrição e caução e o termo de responsabilidade, deverás deixar uma cópia do comprovativo de inscrição com uma nota para o coordenador local a explicar o sucedido e a pedir para validar a 2a inscrição com a nova ordem.

3.3 Não me consigo inscrever! O que faço?
Antes de mais, não entres em pânico! Tenta noutro browser (Internet Explorer, Firefox, Chrome, Safari...). Se isto também não funcionar, por favor tenta no computador de um amigo. Se mesmo assim não o conseguires fazer envia um email para estagios@anem.pt ou para direitoshumanos@anem.pt (no caso de pretenderes uma inscrição nos VNFs) que nós vamos ajudar-te.

3.4 Fiz a inscrição na plataforma on-line, mas afinal prefiro esperar pelas vagas da próxima fase, como faço para deixar de estar inscrito?
Caso ainda não tenhas entregue o termo de responsabilidade e taxas de caução e inscrição considera a tua inscrição não validada e, portanto, sem efeito.
Caso já tenhas entregue na tua AE/Núcleo todos os documentos necessários para a validação da tua candidatura, deverás contactar o teu coordenador local para que ele não a valide.

3.5 Estava agora a realizar a minha inscrição e enganei-me numa das hipóteses, mas ainda não tinha submetido. Há um ícone que diz "remover esta hipótese" eu tento remover, para mudar a ordem e não o consigo fazer porque diz que o campo está preenchido. Não é mesmo possível alterar a ordem das minhas hipóteses depois de as ter colocado?
Enquanto não tiveres submetido a tua candidatura é possível mudar tudo. Muitas vezes a plataforma não o permite fazer de imediato. Antes de mais fecha a página de inscrições e o browser, volta a abrir e tenta outra vez. Se isto não resultar, tenta noutro browser (Internet Explorer, Firefox, Chrome, Safari...). Se isto também não funcionar, reinicia o computador. Se mesmo assim não conseguires, por favor tenta no computador de um amigo. Numa situação extrema em que nenhuma destas soluções resultou, envia um e-mail para estagios@anem.pt ou para direitoshumanos@anem.pt (no caso de pretenderes uma inscrição nos VNFs) que nós vamos ajudar-te.

3.6 Estou em ERASMUS e quero inscrever-me nos Estágios Nacionais, mas não sei como posso fazer os pagamentos e entregar o termo de responsabilidade?
Deverás pedir a alguém que se desloque por ti à tua AE/Núcleo para efetuar os pagamentos, bem como para entregar uma fotocópia/digitalização do termo de responsabilidade assinado por ti.