Estágios Nacionais

Introdução

Contando já com 35 anos de história, os Estágios Nacionais consistem num programa de estágios de âmbito nacional, dirigido a todos os estudantes de Medicina em Portugal, que promove a aproximação à realidade de um serviço clínico, centro de investigação, instituição de cariz solidário e ainda de vários tipos de carreiras complementares ou alternativas à prática médica convencional. 

Acreditamos que o ano de 2023 pode ser o marco do virar de página deste período pandémico, motivo pelo qual os Estágios Nacionais te trazem milhares de oportunidades formativas para escolheres o que queres fazer com o teu verão!

Embora tenham uma duração curta - dez dias úteis - representam um momento importante de aprendizagem e desenvolvimento de competências teórico-práticas e humanas que asseguram a complementaridade da formação dos mais de quinhentos estudantes de Medicina que participam!

Exceto onde assinalado, os Estágios destinam-se a todos os estudantes de Medicina em universidades portuguesas.

Nesta atividade, enquadram-se quatro modalidades de estágio:

CEMEF (Curtos Estágios Médicos Em Férias)

Estágios realizados em Unidades Hospitalares e Centros de Saúde que se destinam a estudantes do terceiro ao sexto ano do Mestrado Integrado em Medicina e do ciclo de estudos em Medicina da Universidade do Algarve, e promovem o desenvolvimento de competências teórico-práticas.

CEMEF Insight (Curtos Estágios Médicos Em Férias Observacionais)

Estágios de caráter observacional que promovem a aproximação dos estudantes dos primeiros anos das várias Escolas Médicas do país à realidade de um serviço clínico; sendo que os participantes se encontram restritos à especialidade de Medicina Geral e Familiar.

CECEF (Curtos Estágios Científicos em Férias)

Estágios de caráter predominantemente observacional, ainda que incluam alguma componente prática em centros e projetos de investigação em ciências básicas e clínicas.

CETEF (Curtos Estágios Transversais em Férias)

Estágios que pretende colmatar a impossibilidade de incluir no currículo médico todos os temas e competências essenciais ou acessórios à prática médica de excelência.

Incluem estágios nas mais diversas áreas complementares à Medicina: Consultoria Médica, Gestão Hospitalar, Educação Médica, Engenharia Biomédica, Indústria Farmacêutica, Indústria de Dispositivos Médicos, Saúde Digital, …

Conscientes da marcada importância dos Estágios Nacionais e no percurso académico dos estudantes de Medicina, será sempre o objetivo da Associação Nacional de Estudantes de Medicina oferecer estágios de comprovada qualidade e benefício em diversas áreas da Medicina, passíveis de certificação.