Intercâmbios de Investigação
EM-UM
Na EM-UM tens a possibilidade de realizar um Intercâmbio de Investigação e enquadrá-lo como conteúdo da unidade curricular “Projeto de Opção”. Este terá de ser avaliado conforme a metodologia de avaliação desta unidade, sendo avaliado pela grelha de profissionalismo preenchida pelo tutor atribuído, grelha de competências preenchida pelo coordenador, trabalho escrito, apresentação e defesa do mesmo.
A Unidade de Educação Médica disponibiliza a documentação necessária e é aconselhável comunicar previamente este interesse ao coordenador da unidade curricular. Depreende-se que todas as condições definidas pela IFMSA e pela ANEM para efeitos de certificação sejam cumpridas.
FMUP
Para efeitos de creditação de formação e de avaliação do estágio do Programa de Intercâmbios de Investigação, os estudantes interessados devem elaborar um relatório de estágio, com máximo de 1000 palavras (aproximadamente duas páginas) onde relatem, de forma sucinta, quais as atividades que executaram ao longo do estágio, bem como considerações que considerem pertinentes relativamente ao mesmo e as competências e capacidades que desenvolveram.
O relatório deve ser entregue ao Diretor de Ciclo de Estudos juntamente com a restante documentação necessária: SCORE Logbook, devidamente preenchido com o mínimo de 80% de assiduidade; Declaração de consentimento, assinada pelo tutor. O conteúdo do relatório contribuirá para a classificação a atribuir ao estudante na componente optativa creditada.
O Diretor do Ciclo de Estudos reserva-se no direito de contactar o tutor/orientador de estágio e/ou a instituição envolvida, de modo a verificar a veracidade dos factos apresentados. Para os estudantes que se encontram no antigo plano curricular, uma vez que este não inclui componentes optativas, a creditação do Intercâmbio permitirá apenas obter um suplemento ao diploma do curso.
ICBAS-UP
Uma vez finalizado o teu Intercâmbio de Investigação, poderás obter reconhecimento do mesmo junto dos serviços académicos do ICBAS. Todos os Intercâmbios de Investigação são reconhecidos e dão equivalência à opcional “Introdução à Investigação Clínica I”. Deves ler a informação presente neste Documento. O processo de solicitação da creditação será realizado em formato online através do Sigarra e deverás efetuar o pedido, no ato da renovação da inscrição, na tua página pessoal em “Reconhecimentos/Lista de pedidos de reconhecimento” submetendo:
-Certificado do Intercâmbio assinado e carimbado pelo tutor, Sending National/Local Exchange Officer e Hosting National/Local Exchange Officer;
-SCORE Logbook com o número de horas realizadas durante o estágio, assinado e carimbado pelo tutor;
-Declaração da ANEM com a classificação atribuída pelo tutor à tua prestação no estágio. É obrigatório que cumpra a escala de 0 a 20 valores e esteja igualmente carimbada e assinada;
-Relatório de estágio de 4 a 6 páginas com as seguintes regras: Arial 12 e espaçamento 1,5. Na primeira página, deverá constar a descrição do Serviço onde estagiaste e, nas seguintes, a descrição do que aprendeste. Poderás terminar com sugestões para melhorar o estágio. Poderá ser realizado em Português ou Inglês de acordo com a preferência do aluno ou tutor.
Depois, deverás enviar e-mail para [email protected] informando acerca da conclusão do processo para que seja validado pelos Serviços Académicos e que adicinonarão o pagamento do valor estipulado à tua “Conta Corrente”. Após o pagamento, o teu pedido será analisado e a tomada de decisão acerca da creditação ou não do estágio.
Quaisquer dúvidas durante o processo de creditação, podes contactar os teus Representantes Locais através do endereço [email protected].
FCS-UBI
A validação e creditação dos Intercâmbios de Investigação devem ser realizadas com critérios objetivos estabelecidos no regulamento, através reconhecimento de equivalência ao nível de unidades curriculares opcionais do 5º ano, cuja duração é de duas semanas.
O modelo de avaliação e atribuição de equivalência a unidades curriculares opcionais é baseado na apresentação do Certificado do Intercâmbio, do SCORE Logbook e do Relatório de Estágio avaliado pelo coordenador de ano no qual o aluno está matriculado. Estes documentos deverão ser entregues até ao final da época de pedidos de equivalência, para que possa ser atribuída equivalência às unidades curriculares opcionais. O certificado do Intercâmbio e o SCORE Logbook podem ser apresentados na forma de fotocópia do documento original. Todos estes documentos devem estar presentes para ser atribuída equivalência à unidade curricular opcional, sendo a nota a atribuir a da avaliação do relatório de estágio, semelhante ao modo de avaliação do portefólio.
FMUC
Na FMUC podes alargar a tua formação e experiência na área da investigação através de um projecto de Intercâmbio de Investigação. A creditação do intercâmbio (4 ECTS) equivale a duas unidades curriculares opcionais sendo o aluno em questão dispensado de as frequentar.
Para isso, basta apresentar o Registo de presenças, Avaliação do Estágio, Questionário de Satisfação - Tutor devidamente preenchidos pelo respectivo tutor no decorrer do Intercâmbio. Os documentos referidos deverão ser entregues no final (geralmente tens até ao final de setembro) no atendimento do NEM/AAC para que se possam entregar ao secretariado da FMUC e as tuas equivalências surgirão na plataforma Inforestudante, por volta do final do semestre. O intercâmbio não substitui nenhuma cadeira opcional específica, apenas é creditado tal. Caso, durante o processo, surjam dúvidas podes contactar o Representante Local do teu Núcleo através do endereço [email protected].
FMUL
Depois de realizares um Intercâmbio de Investigação, poderás apresentar um pedido de creditação no âmbito do Núcleo Curricular Optativo. Para todos os estudantes da FMUL e de acordo com o Regulamento de Creditações, será necessário cumprir os seguintes passos:
-Submeter o certificado de realização do intercâmbio que deve conter o nome completo do aluno, nome da atividade, área de desenvolvimento, período de realização (data de início e de fim), total de horas e breve descrição das atividades desenvolvidas;
-Submeter o relatório da atividade elaborado pelo aluno conforme as especificações encontradas no regulamento.
Ainda de acordo com o regulamento, a instrução dos pedidos de creditação terá início em data definida anualmente através do Despacho do Diretor da Faculdade e deve ser realizada até ao dia 15 do mês de outubro, ou dia útil seguinte.
Além do certificado e relatório da atividade, para todos os alunos que entraram na faculdade a partir de 2018 (inclusive) será necessário:
-Participar num fórum de apresentação marcado pela faculdade;
-Preencher a tabela da avaliação específica da AEFML.
Para mais informações relativamente às creditações do intercâmbio podes visitar o site da FMUL ou contactar o gabinete de gestão curricular ([email protected]) e o Representante Local da AEFML ([email protected]).
NMS|FCM
Recentemente, a Secção de Intercâmbio e Mobilidade (SIM) passou a receber pedidos de creditação de estágios que os alunos da NMS | FCM realizem através da International Federation of Medical Students' Associations (IFMSA). Estes Intercâmbios podem ser Clínicos ou de Investigação e permitem unicamente a creditação à Opcional Livre do ano académico seguinte.
O aluno deve solicitar por e-mail ([email protected]) o pedido de creditação à SIM até dois mês antes da data de início do estágio. Esse pedido deve conter a seguinte informação:
-Cópia da Card of Acceptance;
-Tipo de estágio que irá realizar;
-Indicação do hospital universitário ou universidade de acolhimento;
-Número de horas de contacto que irá fazer (no mínimo 60h);
-Ano do MIM que vai frequentar.
A SIM facultará a todos os alunos o formulário que devem obrigatoriamente trazer preenchido, assinado e carimbado pela instituição de acolhimento.
Os alunos interessados neste tipo de mobilidade deverão consultar as Normas e Procedimentos para Pedidos de Creditação (aqui) e o Regulamento para Estudantes Free-mover da NMS | FCM (aqui). Deverão ainda observar estritamente os regulamentos das Universidades de acolhimento e condições da IFMSA.