Intercâmbios Clínicos

Reconhecimento Académico

EM-UM (NEMUM)

Na EM-UM tens a possibilidade de realizar um Intercâmbio Clínico e enquadrá-lo na aprovação e creditação integral da unidade curricular “Residências Opcionais” do 5º ano. Este terá de ser avaliado conforme a metodologia vigente, que dita um período de estágio mínimo de 24 horas semanais, com obrigatoriedade de passagem por serviço de Ambulatório durante uma das semanas. Para a avaliação, equivalente à classificação atribuída por um tutor, são considerados os critérios de profissionalismo, atitudes, conhecimentos, competências clínicas e capacidade de resolução de problemas.

A Unidade de Educação Médica disponibiliza a documentação necessária e é aconselhável comunicar previamente este interesse ao coordenador da unidade curricular. Depreende-se que todas as condições definidas pela IFMSA e pela ANEM para efeitos de certificação sejam cumpridas.


FMUP (AEFMUP)

Para efeitos de creditação de formação e de avaliação do estágio do Programa de Intercâmbios de Investigação, os estudantes interessados devem elaborar um relatório de estágio, com máximo de 1000 palavras (aproximadamente duas páginas) onde relatem, de forma sucinta, quais as atividades que executaram ao longo do estágio, bem como considerações que considerem pertinentes relativamente ao mesmo e as competências e capacidades que desenvolveram. 

O relatório deve ser entregue ao diretor de ciclo de estudos juntamente com a seguinte documentação necessária: SCOPE Student’s Handbook, devidamente preenchido com o mínimo de 80% de assiduidade; Declaração de consentimento, assinada pelo tutor; Cópia do certificado da IFMSA. O aluno deve formalizar o pedido de creditação com todos os ficheiros acima mencionados até final do mês de dezembro do ano em que realizou o intercâmbio. O conteúdo do relatório contribuirá para a classificação a atribuir ao estudante na componente optativa creditada (3 créditos).

O Diretor do Ciclo de Estudos reserva-se no direito de contactar o tutor/orientador de estágio e/ou a instituição envolvida, de modo a verificar a veracidade dos factos apresentados. Os estudantes obterão resposta sobre a aprovação dos documentos e a possibilidade de creditação até março do ano seguinte. Para os estudantes que se encontram no antigo plano curricular, uma vez que este não inclui componentes optativas, a creditação do Intercâmbio permitirá apenas obter um suplemento ao diploma do curso.


ICBAS (AEICBAS)

Uma vez finalizado o teu intercâmbio clínico, poderás obter reconhecimento do mesmo junto dos serviços académicos do ICBAS. Nem todos os estágios são reconhecidos, pelo que deves consultar a tabela disponibilizada neste Documento. O processo de solicitação da creditação será realizado em formato online através do Sigarra e deverás efetuar o pedido, no ato da renovação da inscrição, na tua página pessoal em “Reconhecimentos/Lista de pedidos de reconhecimento” submetendo:

-Certificado de Intercâmbio assinado e carimbado pelo tutor, Sending National/Local Exchange Officer e Hosting National/Local Exchange Officer;
-SCOPE Student’s Handbook com o número de horas realizados durante o estágio, assinado e carimbado pelo tutor;
-Declaração da ANEM com a classificação atribuída pelo tutor à prestação no estágio. É obrigatório que cumpra a escala de 0 a 20 valores e esteja igualmente carimbada e assinada; 
-Relatório de estágio de 4 a 6 páginas com as seguintes regras: Arial 12 e espaçamento 1,5. Na primeira página, deverá constar a descrição do Serviço onde estagiaste e, nas seguintes, a descrição do que aprendeste. Poderás terminar com sugestões para melhorar o estágio. Poderá ser realizado em Português ou Inglês de acordo com a preferência do aluno ou tutor. 

Depois, deverás enviar e-mail para incricoes@icbas.up.pt informando acerca da conclusão do processo para que seja validado pelos Serviços Académicos e que adicinonarão o pagamento do valor estipulado à tua “Conta Corrente”. Após o pagamento, o teu pedido será analisado e a tomada de decisão acerca da creditação ou não do estágio. 

Quaisquer dúvidas durante o processo de creditação, podes contactar os teus Representantes Locais através do endereço international.aeicbas@gmail.com. 


FCS-UBI (MedUBI)

A validação e acreditação dos Intercâmbios Clínicos devem ser realizadas com critérios objetivos estabelecidos no regulamento, através do reconhecimento de equivalência ao nível de unidades curriculares do 4º, 5º e/ou 6º ano, integrados em Clínica Médica Cirúrgica I/II e Prática Clínica.

O modelo de avaliação e atribuição de equivalência a unidades curriculares é baseado na apresentação do Certificado do Intercâmbio, do SCOPE Student’s Handbook e do Formulário de Acreditação Académica. Estes documentos deverão ser entregues até ao final da época de pedidos de equivalência, para que possa ser atribuída equivalência às unidades curriculares referidas. Para além disso, o aluno deve preencher o Academic Quality Kit do SCOPE Student’s Handbook antes de realizar o Intercâmbio, com devido carimbo e assinatura, pela Faculdade e diretor de curso respetivamente.

Condições a reunir para acreditação:

-O Intercâmbio Clínico foi realizado no ano letivo anterior, relativamente ao ano letivo em que o pedido é feito;
-O aluno fica dispensado do estágio, mas não de aulas teóricas e avaliações;
-No decorrer do ponto anterior, as classificações obtidas, no estágio do Intercâmbio, não serão tidas em conta no cálculo da média final de curso;
-A carga horária do estágio do Intercâmbio deve ser igual ou superior à do estágio curricular correspondente;
-A assiduidade ao estágio do Intercâmbio deve ser de pelo menos 80%.

FMUC (NEM/AAC)

Na FMUC tens a possibilidade de pedir a creditação de duas unidades curriculares opcionais (4 ECTS), após a realização do teu Intercâmbio Clínico, ficando assim dispensado de frequentar quaisquer duas unidades curriculares opcionais à tua escolha.

Para tal, deves consultar atentamente os Documentos de Apoio e garantir o preenchimento cuidado do Registo de presenças, Avaliação do Estágio, Questionário de Satisfação - Tutor e Auto-Avaliação. Todos estes devem ser entregues no Atendimento do NEM/AAC até ao dia 30 de setembro . Posteriormente, estes documentos serão entregues ao secretariado da FMUC e as tuas equivalências surgirão na plataforma Inforestudante, por volta do final do semestre. Caso, durante o processo, surjam dúvidas podes contactar o Representante Local da tua Núcleo através do endereço leo@nemaac.net.


FMUL (AEFML)

Depois de realizares um Intercâmbio de Investigação, poderás apresentar um pedido de creditação no âmbito do Núcleo Curricular Optativo. Para todos os estudantes da FMUL e de acordo com o Regulamento de Creditações, será necessário cumprir os seguintes passos:

-Submeter o certificado de realização do intercâmbio que deve conter o nome completo do aluno, nome da atividade, área de desenvolvimento, período de realização (data de início e de fim), total de horas e breve descrição das atividades desenvolvidas;
-Submeter o relatório da atividade elaborado pelo aluno conforme as especificações encontradas no regulamento.
Ainda de acordo com o regulamento, a instrução dos pedidos de creditação terá início em data definida anualmente através do Despacho do Diretor da Faculdade e deve ser realizada até ao dia 15 do mês de outubro, ou dia útil seguinte.

Além do certificado e relatório da atividade, para todos os alunos que entraram na faculdade a partir de 2018 (inclusive) será necessário:

Participar num fórum de apresentação marcado pela faculdade;
-Preencher a tabela da avaliação específica da AEFML.
-Para mais informações relativamente às creditações do intercâmbio podes visitar o site da FMUL ou contactar o gabinete de gestão curricular (ggc@medicina.ulisboa.pt) e o Representante Local da AEFML (internacionais@aefml.pt). 


NMS|FCM (AEFCM)

Recentemente, a Secção de Intercâmbio e Mobilidade (SIM) passou a receber pedidos de creditação de estágios que os alunos da NMS | FCM realizem através da International Federation of Medical Students' Associations (IFMSA). Estes Intercâmbios podem ser Clínicos ou de Investigação e permitem unicamente a creditação à Opcional Livre do ano académico seguinte.

O aluno deve solicitar por e-mail (mobilidade-out@nms.unl.pt) o pedido de creditação à SIM até dois mês antes da data de início do estágio. Esse pedido deve conter a seguinte informação: 

-Cópia da Card of Acceptance;  
-Tipo de estágio que irá realizar;
-Indicação do hospital universitário ou universidade de acolhimento;
-Número de horas de contacto que irá fazer (no mínimo 60h);
-Ano do MIM que vai frequentar.

A SIM facultará a todos os alunos o formulário que devem obrigatoriamente trazer preenchido, assinado e carimbado pela instituição de acolhimento.

Os alunos interessados neste tipo de mobilidade deverão consultar as Normas e Procedimentos para Pedidos de Creditação (aqui) e o Regulamento para Estudantes Free-mover da NMS | FCM (aqui). Deverão ainda observar estritamente os regulamentos das Universidades de acolhimento e condições da IFMSA.


DCBM-UAlg (NEMed/AAUAlg)

A realização com aproveitamento dos Intercâmbios Clínicos é passível de reconhecimento académico pelo Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina da Universidade do Algarve. Sendo a prática destes, uma ferramenta útil e valorizada para a creditação da unidade curricular opcional (oito semanas) do 6º ano curricular do curso, mediante a apresentação oral e escrita de um relatório do respetivo estágio clínico.