Educação Médica

How To Get Away With a Medical Degree?

22 set. 2017

Introdução

Só entre 2015 e 2017, foram mais de 600 os médicos recém-graduados sem acesso à especialidade e prevê-se que este número aumente nos anos seguintes. Assim, para o recém-graduado, a emigração e a realização do Internato Médico no estrangeiro constitui, mais do que uma alternativa, uma necessidade para a conclusão da sua formação.

É neste contexto que surge o How to Get Away with a Medical Degree, uma atividade única criada pela ANEM que pretende dar resposta à precariedade a que os estudantes estão sujeitos, providenciando-lhes todas as informações relativas  às condições de acesso, empregabilidade e mobilidade no estrangeiro de modo a permitir, ao futuro jovem médico, uma decisão informada e consciente.

Assim, durante dois dias, os estudantes de Medicina têm a possibilidade de ver as suas dúvidas esclarecidas, através de um programa constituído por sessões plenárias e paralelas. As plenárias abordarão questões transversaisconstrução de um curriculum vitae, bases legais da emigração e reconhecimento de qualificações. Por outro lado, nas sessões paralelas serão focadas as realidades do Internato Médico nos 14 países mais votados pelos estudantes de Medicina portugueses.