Notícias

Apresentação e Debate do "Código de Ética para Estudantes de Medicina"

22 mar. 2015

Na tarde do dia 20 de fevereiro teve lugar no Salão Nobre do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, a Sessão de Apresentação e Debate do "Código de Ética para Estudantes de Medicina".

A sessão serviu de mote para dar a conhecer o documento ao mesmo tempo que para levantar discussões sobre o seu conteúdo, dando oportunidade aos estudantes de medicina de contribuir para a construção do mesmo.
Para auxiliar e direcionar a discussão, estiveram presentes o Prof. Dr. Rui Nunes, Presidente da Associação Nacional de Bioética, da Dra. Dalila Veiga, em representação da Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos, da Dra. Joana Esteves, Interna do Ano Comum e do Alberto Silva, Presidente da ANEM.
Integrado no projeto +humanos do Departamento de Direitos Humanos e Paz da ANEM, o Código de Ética para Estudantes de Medicina, pensado de estudantes para estudantes, tem como finalidade uniformizar os diversos códigos de conduta existentes nas escolas médicas portuguesas (sem prejuízo dos mesmos) e constituir com um conjunto de recomendações que os estudantes possam aplicar durante a sua jornada em meio clínico.

Enquanto estudantes de medicina encontramo-nos numa borderline: ainda não somos médicos mas já devemos contactar com doentes de uma forma “profissional”. Assim, surgem muitas vezes alguns dilemas e dificuldades na definição de qual a melhor conduta ética a adotar.

Esperamos que a consulta do documento (disponível brevemente no site da ANEM) possa, a partir de agora, esclarecer-te nessas situações.

Comentários

Newsletter

Queres estar atualizado?

Faz já a subscrição e recebe as últimas notícias da ANEM.
Visualizar últimas edições