Notícias

[Comunicado] Decisão Final Bibliografia PNS 2015

23 mai. 2015

Após um grande mediatismo e envolvimento por parte de todos os estudantes de medicina no processo, a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) definiu a 18ª Edição do "Harrison's Principles of Internal Medicine" como bibliografia recomendada para a Prova Nacional de Seriação de 2015.

Desde fevereiro que a ANEM esteve em comunicação quer com a Ordem dos Médicos quer com a ACSS acerca desta questão, na expectativa de que a decisão fosse tomada o quanto antes. Contudo, houve um grande atraso na decisão final.

Em abril, a Ordem dos Médicos decidiu em CNE que iriam recomendar a 19ª Edição do livro à ACSS, mesmo não estando disponível em Portugal. Desde então, o trabalho da ANEM intensificou, sendo que houve nova discussão no CNE em maio acerca desta questão. Tendo a bibliografia sido disponibilizada nas livrarias 3 dias antes desse CNE, a Ordem dos Médicos decidiu matner a sua decisão.

Após isso, a ANEM organizou em dois dias um abaixo-assinado, que foi subscrito em apenas dois dias por mais de 2000 estudantes de medicina e que foi entregue em na ACSS no dia 5 de maio.
Convém frisar que a ACSS é a entidade responsável pela integridade e transparência do processo, tendo a ANEM sempre aconselhado a que os estudantes esperassem pela resposta final desta entidade.

Esta questão levantou um grande mediatismo, o que também contribuiu para o desfecho que vemos.

A ANEM deseja assim o melhor estudo possível a todos os candidatos, demonstrado a sua abertura para qualquer questão que surja.

Notícia da ACSS

Comunicado ANEM

Comentários

Newsletter

Queres estar atualizado?

Faz já a subscrição e recebe as últimas notícias da ANEM.
Visualizar últimas edições