Relações Internas - ANEM

Mensagem aos novos estudantes de Medicina

10 set. 2017

Bem-vind@, car@ colega!

 

É um privilégio para mim, e para a Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM), testemunhar o início de um renovado ciclo e dar, contigo, o primeiro passo naquela que será a tua (muitas vezes primeira) casa nos próximos anos.

Fundada em 1983, a ANEM assume-se hoje como a legítima representante dos cerca de 12.000 estudantes de Medicina portugueses, procurando assegurar a qualidade da educação médica e da prestação de cuidados de saúde do nosso país. Além disso, representa-te também na International Federation of Medical Students' Associations (IFMSA). 

A ANEM tem crescido enquanto Federação que consegue projetar as suas opiniões e reivindicar as suas causas junto dos seus variados parceiros, entre os quais se contam a Ordem dos Médicos e respetivas Secções Regionais, as Escolas Médicas, órgãos governamentais e Grupos Parlamentares, e Sindicatos Médicos, assim como cada vez mais tem alcançado a esfera da opinião pública.

O trabalho que a ANEM desenvolve ocorre em torno de 7 grandes áreas: Educação Médica, Formação, Intercâmbios, Saúde Pública, Saúde Sexual e Reprodutiva, Direitos Humanos e Ética Médica e Imagem. Porque a ANEM privilegia uma aproximação aos estudantes que representa, convido-te a envolveres-te na conceção de atividades, na sua concretização e no seu crescimento, através da integração de Comissões Organizadoras, Task Forces e participação nas atividades que propomos a pensar em ti.

Ainda este ano, em novembro, terás a oportunidade de te juntar aos 400 colegas que, em Lisboa, farão parte do Congresso Nacional de Estudantes de Medicina, um congresso generalista que este ano abordará as carreiras alternativas do jovem médico. Se já te perguntas como será tirar a especialidade lá fora, então o How to get away with a medical degree é a atividade certa para ti, e decorrerá em outubro, no Porto. Mantém-te atento ao nosso website e ao nosso Facebook®, para que nenhuma oportunidade te escape!

Viramos, em conjunto, mais uma página. Hoje, fazes-te acompanhar pelos cerca de 1.800 jovens que iniciam a sua formação na persecução de um Médico Humanista, disposto a prestar a melhor saúde à comunidade da qual cuidará. Hoje, passas a fazer parte desta Federação que, juntamente com as várias Associações e Núcleos Estudantis das oito Escolas Médicas Portuguesas, te representa diariamente. Tens, no seio desta Federação, a oportunidade de te envolveres. Quero que saibas que esta Federação está a contar contigo, com o teu envolvimento. Quero que saibas que a ANEM só existe para, e contigo.

Desafia-te! Dá a oportunidade a ti mesmo de integrares algo maior, respeitando o verdadeiro sentido do mote instituído por um médico português: o médico que só sabe de Medicina, nem de Medicina sabe.

Bem-vindo ao Ensino Superior, bem-vindo ao curso de Medicina, bem-vindo à tua ANEM, a Federação com a qual poderás contar e que estará ao teu lado naqueles que poderão muito bem ser os melhores anos da tua vida!

 

Vemo-nos em breve?

 

 

Ana Rita Ramalho

Presidente ANEM 2017

(presidente@anem.pt)

 

Comentários

Newsletter

Queres estar atualizado?

Faz já a subscrição e recebe as últimas notícias da ANEM.
Visualizar últimas edições