Direitos Humanos e Ética Médica

Mês da Bioética

10 out. 2017

Celebramos o mês da Bioética

 

Na sequência da revisão estatutária da ANEM, a aprovação dos seus Programas Nacionais foi um momento de especial importância, já que traçou o rumo da Federação para os próximos anos em consonância com os seus objetivos estratégicos, já previamente estabelecidos.


No que aos Direitos Humanos e Ética Médica diz respeito,  o Programa Nacional de Humanização dos Cuidados de Saúde surgiu como sinal de continuidade natural do trabalho do antigo Departamento de Direitos Humanos e Paz.

Reformámos o Projeto + Humanos  e agregámos toda a atividade que promovia a formação de médicos com estas características sob os mesmos objetivos estratégicos.


Já o Programa Nacional de Ética Médica exigiu-nos uma outra reflexão. Exigiu-nos compreender que a ANEM tinha dado um passo de vital importância - a criação de um Código de Ética para Estudantes de Medicina de elevada qualidade e a respetiva inclusão na bibliografia recomendada de uma Unidade Curricular de cada escola médica.

Mas também nos obrigou a compreender que muito estava ainda por  fazer, no que ao envolvimento dos estudantes na temática diz respeito. A ética e os desafios éticos são temáticas que irão acompanhar o estudante e futuro médico ao longo de toda a sua vida. É por essa razão que foi criado o Eticamente Falando, com o objetivo de lançar os primeiros alicerces de um espaço que se quer de debate e de envovimento estudantil.


Também o Mês da Bioética surge neste contexto. O Dia Mundial da Bioética comemora-se a 19 de outubro, mês no qual lançaremos reflexões sobre vários temas relacionados com a área, com o objetivo de despertar consciências e interesse entre os estudantes.


Porque os estudantes de agora, e médicos do futuro, são cada vez mais comprometidos com os avanços da medicina, não descurando nunca todas as questões humanas e sociais que os mesmos levantam.


Pilar Burillo Simões
Diretora de Direitos Humanos e Ética Médica

 

Descarrega a Mensagem Introdutória aqui

Comentários

Newsletter

Queres estar atualizado?

Faz já a subscrição e recebe as últimas notícias da ANEM.
Visualizar últimas edições