Guia de Saúde da Família Acolhida

Introdução

O Guia de Saúde da Família Acolhida foi feito para vocês. A ANEM - Associação Nacional de Estudantes de Medicina e a PAR - Plataforma de Apoio aos Refugiados estão conscientes de que chegar a um novo país, com uma nova língua e deixando tudo para trás é um desafio físico e psicológico que não tem comparação.


Todas estas barreiras, a burocracia que deve ser ultrapassada para que possam iniciar a vossa vida em Portugal, também se encontra no ramo da saúde. Também o SNS - Serviço Nacional de Saúde, vos acolhe da forma que lhe é possível. Apesar disto, compreendemos que seja difícil a integração e o acesso num serviço de saúde diferente daquele que está disponível nos vossos países de origem.


É por isso que nasce este guia. Um manual de bolso que vos explica como está organizado o SNS, como o devem utilizar para tirarem o máximo benefício dele e o que podem fazer, para serem vos próprios, os protagonistas da promoção da vossa própria saúde.
Prestamos particular atenção aos hábitos de vida saudável e à saúde da mulher e da criança que, em Portugal, são alvo de cuidados que consideramos essenciais.


Esperamos que este documento vos seja útil e que consigam recuperar a estabilidade e a paz que perderam nas vossas casas.


Contem com os estudantes de Medicina de Portugal para contribuir para isso.


Pilar Burillo Simões

Diretora de Direitos Humanos e Ética Médica da Associação Nacional de Estudantes de Medicina, Mandato de 2017