Internato Médico: S(C)em Questões

Introdução

Sabes o que são as vagas preferenciais?
Sabes quando ocorre a escolha da Especialidade?
Sabes quais são os direitos e deveres de um Médico Interno de Formação Geral?
Sabes como fazer um bloco formativo no estrangeiro no âmbito da Formação Especializada?
Estás a frequentar a Formação Geral e pretendes ingressar num novo procedimento concursal?
Estás repleto de questões sobre o Internato Médico e a informação é dispersa e difícil de obter?

O Internato Médico: S(C)em Questões responde a todas as tuas dúvidas desde o final do ciclo de estudos ao final da Formação Especializada.

Este manual tem como principal objetivo apoiar os estudantes e os diplomados em Medicina portugueses numa etapa repleta de questões e de incertezas.

Em 2017, a ANEM procedeu a uma auscultação dos estudantes sobre os principais tópicos que gostariam de ver clarificados e esclarecidos e agrupou as mesmas em questões tipo. De seguida, a ANEM procedeu à sua resposta e cedo contactou as instituições envolvidas para que, em conjunto, se procedesse à sua resposta. O resultado final é apresentado ao longo deste manual e pretende-se que seja atualizado e perpetuado para suprir as necessidades dos estudantes e diplomados em Medicina.

A ANEM acredita que o trabalho conjunto entre instituições e entidades na Saúde e no Ensino Superior cria um espaço de discussão, de diálogo e de entendimento que conduz, posteriormente, a melhorias significativas na educação médica e na prestação de cuidados de saúde.

O envolvimento de todas as entidades participativas no processo foi notório e resultou num projeto que tem a capacidade de auxiliar a formação médica de uma forma sem precedentes.


A Associação Nacional de Estudantes de Medicina, a Administração Central do Sistema de Saúde, a Ordem dos Médicos, o Conselho Nacional do Médico Interno, o Sindicato Independente dos Médicos e o SIM-Interno encontram-se disponíveis para atender a novas questões em futuras edições deste manual através de uma área destinada para o efeito, no website da ANEM.