Notícias

Boas Vindas aos Novos Estudantes

15 set. 2015

Caros colegas,

Antes de mais, a Direção da tua Associação Nacional de Estudantes de Medicina - ANEM - dá-te os parabéns pela entrada no Ensino Superior, em particular, claro, no curso de Medicina!

A ANEM, fundada em 1983, é a Federação que agrega as associações e núcleos de estudantes das oito escolas médicas do país, representado assim os cerca de 12.000 estudantes de Medicina de Portugal e assume como área central de trabalho a representação dos estudantes de medicina em questões de Política Educativa e Educação Médica. Além disso, representa também os estudantes na International Federation of Medical Students' Associations (IFMSA),

A ANEM tem vindo a assumir um papel muito importante no panorama da saúde nacional, nomeadamente entre a Ordem dos Médicos e respetivas secções regionais, as Escolas Médicas, o Ministério da Saúde e Educação e seus órgãos administrativos, como a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), sindicatos médicos e partidos políticos, assim como tem aumentado a sua visibilidade mediática, alcançando assim a opinião pública.

A ANEM trabalha ainda em torno de 5 grandes áreas, através dos seus 5 departamentos nacionais: Intercâmbios Clínicos, Intercâmbios Científicos, Direitos Humanos e Paz, Saúde Pública e Saúde Reprodutiva e SIDA. Estes departamentos, em conjunto com as associações locais, desenvolvem atividades de cariz comunitário, de intervenção e formação nas respetivas áreas, tais como o Med on Tour, onde podes passar 4 dias numa cidade com poucos acessos a saúde a partilhar informação e desenvolver atividades com a população; os departamentos de intercâmbios organizam experiências incríveis para os colegas que queiram partir para terem experiências profissionais multiculturais e ajudam a receber colegas de todo o mundo anualmente.

O Núcleo de Gestão da ANEM organiza ainda uma série de atividades, das quais destacamos para ti os Estágios de Verão, que incluem os CEMEFs (a partir do 3º ano), CEMEFs Insight, CECEFs e VNFs (que podes fazer já este ano!). Durante este período, e de acordo com o programa, podes fazer um estágio de duas semanas ou numa instituição de saúde, numa especialidade à escolha, num laboratório de investigação ou numa instituição de solidariedade e/ou voluntariado; temos vagas em todo o país!

Organizamos ainda o Congresso Nacional de Estudantes de Medicina (CNEM), que vai decorrer nos dias 7 e 8 de novembro em Coimbra. Achas-te demasiado nova(o) para participares em congressos? Não te preocupes! O CNEM é um congresso generalista, que te vai inspirar e dotar de conhecimentos importantes para qualquer ano do curso e futuro profissional!

Por fim, organizamos ainda este ano o Encontro Nacional de Estudantes de Medicina (ENEM), no qual podes participar; a diversão será certamente garantida, onde podes conhecer colegas de todo o país!

A ANEM é feita de estudantes, para estudantes. Estamos à tua disposição através de geral@anem.pt e visita www.anem.pt ou www.facebook.com/ANEM.PorMSIC!

Participa, junta-te à tua associação de estudantes local e, acima de tudo, diverte-te nos melhores seis anos de sempre que esperam por ti! No que precisares, estamos aqui!

Um abraço,

Alberto Abreu da Silva
(Presidente ANEM 2015)

Comentários

Newsletter

Queres estar atualizado?

Faz já a subscrição e recebe as últimas notícias da ANEM.
Visualizar últimas edições