Formação

Staying Alive

O projeto Staying Alive surgiu no contexto de um conjunto de parcerias entre a ANEM, o INEM, o Município da Covilhã, a CESPU e a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Esposende, e tem como principal objetivo formar estudantes de Medicina na área da Emergência Médica.


Esta parceria garante assim estágios em Emergência Médica, formações em Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa, com certificação e a oportunidade de monitorizar Mass Trainings realizados pelo INEM em escolas, ou outros contextos socioculturais. Qualquer dúvida que tenhas, contacta-nos pelo nosso e-mail!

 

Cursos de SBV/DAE

Ter o curso de SBV é um complemento indispensável a qualquer currículo médico! Assim, para teres a tua certificação, basta consultares as datas e locais de formação e inscreveres-te de forma gratuita. Relembramos que, integrado no Projeto Staying Alive, este curso garante a validação da inscrição na bolsa de monitores em Mass Trainings comunitários de SBV do INEM.

  • Formação INEM Porto: 4 e 5 de maio | Inscrições até 25 de abril
  • Formação Municipio Covilhã: 7, 13, 20 e 28 de maio | Inscrições até 26 de abril
  • Formação CESPU-Braga: 14 e 15 de maio | Inscrições até 23 de abril

 

Mass Trainings

O INEM realiza ao longo do ano diversas sessões de Treino em Suporte Básico de Vida dirigida à Comunidade, nas suas várias faixas etárias e contextos socioculturais - escolas, eventos públicos, empresas particulares, entre outros. Agora, também tu podes ser um Monitor em SBV!  Para isso deverás estar certificado com um curso em Suporte Básico de Vida pelo INEM ou qualquer uma das outras entidades acreditadas pelo mesmo.

Neste momento encontram-se suspensos devido à situação pandémica vivida em Portugal.

 

Estágios em Emergência Médica

Gostarias de pôr em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do curso? A ANEM dá-te a oportunidade de realizar um Estágio em Emergência Médica, acompanhando os profissionais do INEM!

Para isso, deverás reunir as seguintes condições:

  • Ser estudante de medicina inscrito no curso de Medicina da Universidade do Algarve ou estudante matriculado do 3º ao 6º ano em qualquer uma das restantes Escolas Médicas, representados por um dos Associados da ANEM;
  • Ser possuidor de Seguro para Acidentes Pessoais durante o período de estágio. A obtenção do seguro é da responsabilidade do estudante. Este poderá avaliar, junto dos Serviços Académicos da sua Escola Médica a possibilidade de extensão do seguro escolar para o estágio que irá realizar com o INEM. Caso esta opção não seja possível, o estudante deverá adquirir, junto de uma qualquer seguradora, um seguro disponível por um período de 6 meses, de modo a que abranja todo o tempo possível de estágio, a ser posteriormente acordado entre o estudante e o INEM.

Neste momento encontram-se suspensos devido à situação pandémica vivida em Portugal.