Estágios Nacionais

FAQ

Inscrições

 

É possível fazer Estágio Médico num local não listado no mapa de vagas?

Os contactos feitos pela Comissão Organizadora dos Estágios Nacionais abrangem de forma muito extensiva as instituições de saúde de todo o país. Não obstante, até ao final da primeira fase de inscrições, é possível submeter sugestões de locais nos quais gostarias de estagiar e,s e possível, a CO fará um esforço específico para obter vagas nessa instituição.

Isto não garante que obtenhas acesso a essas vagas.

 

Como é feita a seleção do local e especialidade num estágio Médico?

No processo de inscrição tens a possibilidade de listar até 6 estágios (com local, especialidade e período) da tua preferência. Mediante um sorteio que tem em conta o ano curricular serás colocado numa destas vagas.

 

Posso candidatar-me a mais que uma instituição ou período na primeira fase de inscrições?

Sim. Apenas se pode submeter uma candidatura com sucesso a cada modalidade nas duas primeiras fases de inscrição, mas esta pode contemplar diferentes locais e períodos.

Apenas na 3.ª fase de inscrições, em caso de múltiplas candidaturas, estas têm que ser específicas por período (mas não por local)

 

Tenho de imprimir o termo de responsabilidade?

Não, o termo de responsabilidade pode ser preenchido e assinado digitalmente.

 

Se tiver Cartão de Cidadão, tenho de preencher os campos do local e data de emissão?

Não, podes deixar em branco.

 

Como obtenho o comprovativo de bolsa de estudo?

Pedimos que esclareças este assunto junto da tua faculdade ou dos Representantes Locais dos Estágios nacionais na tua escola.

 

Como obtenho o comprovativo de matrícula?

Pedimos que esclareças este assunto junto da tua faculdade ou dos Representantes Locais dos Estágios nacionais na tua escola.

 

Devo efetuar o pagamento da inscrição e da caução na mesma transferência?

Sim. Aliás, no formulário de submissão de documentos apenas haverá um campo para submissão deste comprovativo.

 

Se fizer inscrições múltiplas, quantas taxas de inscrição e quantas cauções tenho de pagar?

Deves pagar 10€ de taxa de inscrição por cada inscrição e uma única caução de 15€ independentemente do número de candidaturas que faças.

 

Como uso a 3.ª fase de inscrições para me inscrever em mais que um período de estágio por modalidade?

Para o fazeres, deves submeter na 3.ª fase de inscrições uma candidatura por cada período ao qual te queiras candidatar, no qual apenas escolhas vagas disponíveis durante esse período. Podes submeter até 3 candidaturas adicionais desta forma (ou 4, caso ainda não estejas inscrito/a em nenhum período).


Até ao estágio

 

Um Estágio poderá ser cancelado?

Sim, caso haja uma alteração da situação pandémica que, por motivos de segurança pública, requeira o seu cancelamento. Caso tal se verifique, irás receber um e-mail relativo ao cancelamento e os custos envolvidos ser-te-ão devolvidos.

 

Se o meu estágio for cancelado, tenho direito à devolução da taxa de inscrição e caução?

Sim, todas as cauções e taxas de inscrição serão devolvidas caso isto aconteça.

 

Se o estágio for cancelado, a minha colocação mantém-se em 2022?

Não, terás de proceder a uma nova inscrição em 2022 uma vez que as vagas disponibilizadas pelas instituições de saúde variam anualmente.

 

O risco dos Estágios foi avaliado junto de entidades competentes?

Sim, os estágios estão sob avaliação permanente junto de especialistas da área de Saúde Pública e junto das Administrações Regionais de Saúde e Serviços Regionais de Saúde das Regiões Autónomas, que mantêm uma avaliação atenta da exequibilidade dos mesmos em condições de segurança. Mediante eventual ordem destas entidades, os estágios serão cancelados.


Durante o Estágio

 

Está garantido Equipamento de Proteção Individual para mim durante o estágio?

No caso dos CEMEF: sim, todas as instituições de saúde fornecem equipamentos de proteção individual durante o estágio. Caso isto não se verifique, entra em contacto connosco enviando um e-mail para estagios@anem.pt

No caso dos CECEF e CETEF, as informações serão dadas caso a caso aos alunos inscritos - nomeadamente se precisam de levar máscara própria.

 

Após o estágio

 

Como é feita a devolução da caução?

Até ao dia 1 de outubro os teus Representantes Locais irão transferir para a o IBAN que forneceste aquando da inscrição o valor que tiveres a recuperar