Educação Médica

Concurso Ingresso no Internato Médico IM2017

20 jun. 2017

Terminou hoje o concurso de acesso à Formação Específica no âmbito do programa de Internato Médico 2017, não por atribuição de uma vaga a todos os candidatos, mas por preenchimento total do número de vagas. Pelo terceiro ano consecutivo, mais 347 jovens médicos viram a sua formação interrompida, aos quais acrescem 266 que, tendo desistido do concurso, se irão também somar aos candidatos do próximo ano. Para todos estes, a precaridade e a emigração são as únicas opções dadas pela tutela.

Apesar da situação já constituir uma realidade em constante agravamento, poucas ou nenhumas medidas foram tomadas a curto, médio ou longo prazo para colocar um término à desintegração da formação médica. A formação de um estudante de Medicina não se esgota no ensino pré-graduado, devendo a mesma ser completada no pós-graduado através do Internato Médico, conducente ao grau de especialista. A sua interrupção apresenta consequências nefastas para a qualidade da prestação dos cuidados de saúde praticados em Portugal.

A ANEM rejeita assim a possibilidade do médico indiferenciado passar a constituir a realidade do nosso Serviço Nacional de Saúde, não só por defraudar as legítimas expectativas dos médicos recém-graduados, mas sobretudo por comprometer a sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde, que é de todos e deve ser defendido por todos. Torna-se assim importante que os cidadãos portugueses e a tutela decidam o que é que pretendemos do nosso Sistema de Saúde e que tipo de médicos queremos como cuidadores no nosso país. Consulta o comunicado completo através do aqui.

Comentários

Newsletter

Queres estar atualizado?

Faz já a subscrição e recebe as últimas notícias da ANEM.
Visualizar últimas edições