Representação Externa

March Meeting 2018

07 abr. 2018

Nos passados dia 1 a 7 de março a ANEM fez-se representar com a delegação portuguesa na reunião mundial da IFMSA – GA MarchMeeting 2018, no Egipto.

A International Federation of Medical Students Associations (IFMSA), é a federação que representa um maior número de estudantes de Medicina a nível mundial. Esta federação versa sobre diversas áreas não curriculares que a arte da Medicina toca, mais especificamente Educação Médica, Saúde Sexual e Reprodutiva, Saúde Pública, Direitos Humanos e Paz, Intercâmbios e Representação Externa que são as áreas sobre as quais o associativismo nacional também se debruça com uma estrutura homóloga.

As GA, ou General Assemblies, são por excelência o espaço de partilha, discussão e decisão da Federação, sendo um momento essencial para cumprir os desígnios da organização que diz representar a voz plural dos estudantes de Medicina mundiais.

O evento é constituído por uma agenda diversificada incluindo reuniões específicas de cada área, momentos de partilha de cada região, palestras de um tema-mote unificador do evento, feira de atividades de cada organização-membro, momentos socioculturais e sessões plenárias que são o máximo órgão decisor da Federação.

A delegação portuguesa, constituída por estudantes com diferentes níveis de experiência e ligação ao associativismo, fez-se representar ativamente em todos os momentos da agenda. Parte da experiência de integrar a delegação portuguesa é um compromisso com a preparação do evento, participando nas reuniões de equipa, lendo os documentos necessários e comunicando ativamente com os representantes de cada Área em Portugal. É a partir de uma participação informada e efetiva que a delegação se pode tornar a ponte entre as Federações (ANEM e IFMSA), fazendo com que a ANEM cresça com a experiência da IFMSA e a IFMSA se mantenha sustentável sobre o escrutínio das organizações-membro.

É também nas GAs que os estudantes encontram um espaço de oportunidades. A IFMSA oferece um vasto leque de opções para estágios em organizações high-profile, integração de delegações a eventos de parceiros externos como a WHO ou UN, cargos da sua direção e equipas internacionais,… sendo a rampa de lançamento para que os estudantes possam ser sujeitos ativos na construção do seu currículo e futuro.

A colaboração entre federações só é possível pela ação e interesse dos nossos estudantes e assim, a ANEM lança o mote ao envolvimento estudantil e desafia os estudantes a integrarem as próximas delegações a este e outros eventos

As inscrições para a GA August Meeting 2018 irão abrir ainda este mês de abril em anem.pt.

Comentários

Newsletter

Queres estar atualizado?

Faz já a subscrição e recebe as últimas notícias da ANEM.
Visualizar últimas edições